PIB mostra crescimento econômico em serviços e comércio
Apesar da queda sofrida em outros setores, o PIB (Produto Interno Bruno) teve um avanço significativo no setor de serviço. Segundo o estudo realizado no último trimestre, este setor cresceu cerca de 0,7%. O crescimento mostra claramente uma retomada econômica importante, mesmo que outros setores ainda sofram quedas, como o da agropecuária, indústria e investimentos, puxando o PIB geral para uma queda de 0,1%.
Dentro do setor de serviços, houve crescimento de 5,6% em informação e comunicação, 0,5% no comércio, 0,4% em atividades imobiliárias, 0,3% em atividades financeiras, seguros e serviços, além do crescimento de 0,1% dentro do setor de transportes. O avanço econômico mostra um cenário mais otimista para o próximo trimestre.
Segundo Rebeca Palis, coordenadora de contas nacionais do IBGE, o setor de serviços mostra um cenário positivo de recuperação econômica. “Quase todos os componentes do setor de serviços cresceram, com destaque para o comércio e transporte, que foram atividades diretamente afetadas pela pandemia e que estão se recuperando agora”, disse.
PRIMEIRO SEMESTRE TEM ALTA DE 6,4%
O estudo mostrou também que o PIB nacional teve crescimento de 6,4% em comparação ao ano passado, no período em que o mercado mais sofreu por conta da crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus. Na comparação, houve desempenho positivo para a agropecuária (3,3%), indústria (10,0%) e serviços (4,7%).
Fonte: IBGE